Embalagens tecnológicas para alimentos são tipos de embalagens projetadas com tecnologia avançada para melhorar a qualidade, segurança e vida útil dos alimentos. Essas embalagens incorporam diversos componentes e características inovadoras para atender às necessidades específicas de diferentes produtos alimentícios.
Já falamos anteriormente sobre a importância de comunicar através das embalagens, você pode conferir a matéria completa, clique aqui.
Hoje vamos abordar como melhorar a experiência do consumidor por meio das tecnologias disponíveis em embalagens pode ser uma estratégia eficaz para atrair e fidelizar clientes.
Confira algumas dicas para aprimorar a experiência do consumidor usando as tecnologias disponíveis:
Forneça informações detalhadas do produto: utilize códigos QR, etiquetas NFC ou outras tecnologias de escaneamento para fornecer informações detalhadas sobre o produto, como origem, ingredientes, informações nutricionais, histórico de produção e até mesmo receitas relacionadas ao produto. Atualmente, a resolução que abrange a rotulagem de alimentos foi atualizada, temas que também abordamos anteriormente aqui, você pode conferir as matérias completas acessando os links: Nova Rotulagem Nutricional Frontal em embalagens plásticas e (será adicionado o link da matéria de integrais);
Rastreabilidade: permita que os consumidores rastreiem a origem dos produtos por meio de códigos QR ou RFID, proporcionando maior transparência sobre a cadeia de suprimentos e origem do produto;
Reembalagem inteligente: embalagens que podem ser reutilizadas, recicladas ou que sugerem a melhor forma de descarte, promovendo a sustentabilidade. Como por exemplo: embalagens com sistema de abre e fecha, embalagens com trilho vai e vem, entre outras;
Interação e entretenimento: use realidade aumentada (AR) ou códigos QR interativos para oferecer conteúdo envolvente, como jogos, histórias relacionadas ao produto, receitas, dicas de uso ou experiências exclusivas que o produto pode oferecer;
Personalização: desenvolva embalagens que permitam a personalização de produtos e abuse da criatividade para cativar o seu público alvo consumidor;
Segurança e autenticidade: utilize tecnologias anti-falsificação, como códigos QR ou etiquetas holográficas, para ajudar os consumidores a verificar a autenticidade do produto e garantir que não estão adquirindo produtos falsificados;
Compras diretas: capacite os consumidores a fazer pedidos diretamente da embalagem por meio de tecnologias como NFC, QR ou aplicativos móveis. Atualmente, embalagens que disponibilizam uma experiência diferenciada para o cliente se destacam em meio aos concorrentes;
Sustentabilidade: destaque informações sobre a sustentabilidade da embalagem, como materiais reciclados ou biodegradáveis, e ofereça dicas sobre como reciclar ou reutilizar a embalagem;
Acessibilidade: considere as necessidades de consumidores com deficiências visuais ou auditivas e incorpore tecnologias que tornem as informações acessíveis a todos.
Importante ressaltar que a embalagem é o ponto de partida para estimular o consumidor a comprar o seu produto, mesmo se ele nunca tenha ouvido falar sobre ele. Portanto, desenvolva a mesma com fornecedores de qualidade, com matérias primas ideais para o seu tipo de produto e abuse no desenvolvimento criativo das embalagens.
A Poliembalagens possui mais de 4 décadas de experiência no desenvolvimento de soluções em plástico flexível. Possuímos um setor criativo especializado no desenvolvimento de embalagens que vai auxiliar na indicação das tecnologias ideais para o seu tipo de produto e modelo de trabalho.
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